sábado, 25 de agosto de 2012

Comício relâmpago em Pão de Açucar


Pão de Açucar é sempre assim quando começa qualquer zuada de Calabar a galera começa a se juntar, e mais uma vez uma verdadeira multidão tomou as ruas de Pão de Açucar.




Foto
Nem de Abidias agora é 40
A jovem Angela agora também é 40

Marcos , Robertinho e Batata





sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Coluna reflexão, por : Marcos Pontes



 Todos nós sabemos do significado e conceito de  zona rural (CAMPO), e principalmente da  importância dessa região não urbanizada e destinada a atividade de agricultura e pecuária, o homem do campo tem um papel muito importante no contexto social, pois é de lá que é extraído os alimentos para toda a população e é com essa consciência que a gestão de Evilasio e lero tem dado um apoio: técnico, logístico e social nunca antes visto nessa região.

Com uma equipe liderada pelo secretário de agricultura e pecuária Júlio César, que tem na determinação e organização seu ponto forte o governo municipal através das parcerias com: IPA, SENAR, CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, MDA (ministério do desenvolvimento agrário), PRORURAL, e os bancos do BRASIL E DO NORDESTE, está trazendo muitos benefícios que está mudando profundamente a qualidade de vida da população dessa região. Baseada principalmente na agricultura familiar que é o cultivo de terra realizado por pequenos proprietários rurais tendo como base a mão de obra essencialmente no núcleo familiar, as ações vão desde:

 ARAÇÃO DE TERRA E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES :Em parceria com o IPA  são cedidas 500 horas de maquina para a aração de terra e depois distribuídas as sementes para que os agricultores possam plantar as lavouras de milho e feijão.

 PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE TERRA: feito em parceria com o sindicato dos trabalhadores rurais de Taquaritinga do Norte onde no Brasil a estrutura fundiária compreende que 1% dos proprietários detém 50% das terras, portanto num país de latifúndios esse programa do governo vem mudando essa realidade pelo menos em Taquaritinga onde através do credito fundiário 63 famílias já foram assentadas gratuitamente.

PROGRAMA FOME ZERO ANIMAL: onde os agricultores tiveram a aquisição de ensiladeiras para a confecção de silos na técnica de armazenamento e forragem para o período de estiagem.

PROGRAMA DE BARRAGEM PARA O CAMPO: em parceria com o  (SARA),a administração de Evilasio e lero conseguiu em 2011, 700 horas de maquina onde foram construídas 17 barragens além de barreiros e para 2012,foram disponibilizadas mais 1200 horas de máquinas nas quais 1000 horas já foram utilizadas na construção de mais 22 barragens totalizando assim 39 barragens para a população rural.

PROGRAMA DE MERENDA ESCOLAR: o prefeito evilasio tem dado através da secretaria de agricultura e pecuária a assistência técnica desde 2011 para o programa de fornecimento da merenda escolar através do PENAE onde os agricultores da cidade fazem o fornecimento de carne de galinha. Bode, boi, além de hortaliças, bananas, e com o reconhecimento da boa qualidade do alimento o programa foi ampliado em 2012 para quase o dobro.

APOIO AO CAFÉ ORGANICO: o governo municipal através da secretaria de agricultura e de parcerias vem fortalecendo e valorizando o café orgânico do município na região e em todo o Brasil.

QUALIFICAÇÃO DO HOMEM DO CAMPO: em parceria com o SENAR(serviço nacional de ensino rural),tem sido aplicado vários cursos com certificado de: TRATORISTA, APICULTURA, CAPRINOCULTURA, SUINOCULTURA, ELETRICISTA, ENCANADOR, PINTOR, GALINHA CAIPIRA, DOMA RACIONAL DE CAVALO, CULINÁRIA RURAL, DERIVADOS DO LEITE, EMPREENDEDOR RURAL entre outros.

Como estamos vendo a população rural vem sendo bem assistida pela atual administração municipal, o êxodo rural que é a mudança de pessoas da zona rural para outras regiões de mais condições, pelo menos aqui em Taquaritinga não tem mais acontecido pois com todo o apoio e assistência técnica que tem recebido o homem do campo esta tendo a satisfação de viver onde realmente ele quer e gosta e nós que tanto dependemos e reconhecemos a sua importancia, falamos como uma musica de grande sucesso dos irmãos Dom e Ravel “OBRIGADO AO HOMEM DO CAMPO”.   


   

                                                               Por : Marcos Pontes

AGENDA DOS GRUPOS POLÍTICOS DE TAQUARITINGA DO NORTE

NAÇÃO CALABAR


3° VIA


BOCA PRETA

Definida as oficinas de formação cultural da XIII Festa das Dálias em Taquaritinga do Norte




Como já se tornou tradição a Festa das Dálias além de contar com grandes shows também disponibiliza oficinas de formação cultural. E a XIII edição do evento contará com oficinas voltadas para crianças, jovens, adultos e um diferencial: a interiorização de algumas oficinas para os Distritos de Pão de Açúcar e Gravatá do Ibiapina.

Confiram a programação e participem!

Oficina de Tinturaria natural de malharia e jeans
Data: 28/08 a 01/09
Hora: 14h às 18h
Local: Distrito de Pão de Açúcar - Escola Gilzenete Guerra

Oficina de Artesanato em folha de bananeira
Data: 28/08 a 01/09
Hora: 14h às 18h
Local: Distrito de Gravatá do Ibiapina – Escola Padre Ibiapina

Oficina Cinema de animação
Data: 28/08 a 01/09
Hora: 14h às 18h
Local: Escola de Referência Severino Cordeiro de Arruda – SEDE

Oficina dança para crianças (Sensibilização e criação) (2 turmas)
Data: Data: 28/08 a 01/09
Hora: 9h30 às 11h30 e 14h30 às 16h30
Local: Escola de Referência Severino Cordeiro de Arruda- SEDE

Oficina Circense de aprendiz de picadeiro
Data: 28/08 a 01/09
Hora: 14h às 18h             
Local: Escola Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC

Oficina Pernambuco em Cores “Uma homenagem a Cultura o Estado de Pernambuco Através das Cores do Graffiti”        
Data: 28/08 a 01/09
Hora: 14h às 18h
Local: Centro de Culturas e Artes Júlio Cazé – SEDE

Oficina nas teias do patrimônio
Data: 30/08
Hora: 9h às 12h e  das 13h às 15h
Local: Escola de Referência Severino Cordeiro de Arruda – SEDE 

Oficina de fotografia Pinhole 
Data: 28/08 a 01/09
Hora: 14h às 18h
Local: Escola de Referência Severino Cordeiro de Arruda – SEDE

Só destacando que as inscrições serão realizadas no Centro de Cultura e Artes Julio Cazé a partir de amanhã (24) das 8h às 16h e no sábado das 8h às 13h.

SALMO 46

VISITE O BLOG : PÃO DE AÇUCAR NEWS


O MELHOR BLOG DE PÃO DE AÇUCAR :


http://podeaucarnews.blogspot.com.br/

Curtas e boas do Pão de Açucar News

Faz que vai mais não vai
Foto: Agora é 13
Foto : facebook
Depois de tentar de tudo e dar a carga total, a candidatura Boca Preta ensaiou dar uma crescida mais nem deu para fazer "o faz que vai mais não vai", pois está difícil empolgar os Bocas que setem falta do pulso firme do Tampa que agora é candidato a Vereador, e faz mais sucesso do que os outros candidatos nos eventos.

Virou Chacota no face

Foto: facebook

Alguns militantes Boca Pretas fizeram o maior alarde falando em Bomba, dizendo que dia 22 Taquaritinga ficaria sabendo mais, alguns militantes que nem sabia o que eram começaram a criar uma criativa esdruxula de que seria alguma coisa contra os Calabar, no dia 22 ás 13:00 horas saiu o plano de governo, o que decepcionou alguns militantes que achavam que fosse uma noticia bombástica.

Comparativos no facebook

A galera do facebook , está começando a fazer alguns comparativos dos governos dos grupos que postulam a Prefeitura Municipal, confira :
Facebook

Severino Cavalcanti não recorre e fica inelegível



O prefeito de João Alfredo, Severino Cavalcanti (PP), que seria candidato à reeleição pela coligação “João Alfredo Pra Frente” (PP, PSDB,PSDC, PRP, PR E PSB) , não entrou com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral, no prazo legal, contra a decisão tomada pelo juiz Hailton Gonçalves da Silva, da 88ª Zona-PE, que impugnou o registro de sua candidatura embasado em seu enquadramento na Lei da Ficha Limpa.

O prazo que Severino teria para entrar com o citado Recurso se expirou às 12h30 de hoje, conforme informações tomadas no Cartório Eleitoral de João Alfredo. Nos próximos dias o prefeito anunciará o nome do seu substituto na chapa majoritária da situação, em João Alfredo.

Dentre as opções, se destacam: Anna Mendes (PSDB), vereador Wilson França (PP) e o aposentado Pedro Alves dos Santos – “Pedro de Né” (PP). O atual vice-prefeito Dimas Santos (PP) rompeu com Severino Cavalcanti e está apoiando a chapa encabeçada pela ex-prefeita Maria Sebastiana (PTB).

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Alberes Xavier direto de Brasília



  O Comunicador Alberes Xavier mais uma vez se destaca na cobertura pela luta em prol da Emancipação de Pão de Açucar.

Foto: Na sala de audiencia do Senador Armando Monteiro em Brasilia




Deputado federal José Augusto consegue apoio dos principais líderes em Brasília ao Projeto das Emancipações

 
 
José Augusto Maia, Pastor Eurico, e o líder do movimento emancipalista do Brasil, Augusto Cesar, entregam documento ao Pres. da Câmara, Marco Maia
O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) esteve nesta terça-feira (21), no gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados. O pernambucano é presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Novos Municípios no Brasil, ele estava acompanhado pelo também deputado federal Pastor Eurico (PSB-PE), dentre outros deputados.
 
José Augusto Maia conseguiu apoio de todos os Líderes Partidários através de um documento assinado por eles, que exige a urgência na votação do Projeto de Lei Complementar n.º 416/2008, que devolve aos Estados Brasileiros a prerrogativa de criarem seus próprios municípios.
 
“Ao usar da palavra em meu discurso, busquei sensibilizar todos os Líderes que lá estavam, detalhando a luta dos movimentos emancipalistas, bem como o sofrimento e a angústia dos habitantes dos distritos, a exemplo de Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte) e São Domingos (Brejo da Madre de Deus) e tantos pelo Brasil a fora, que se desenvolveram, criaram suas próprias condições econômicas e sustentabilidade, mas que há 16 anos estão impedidos de continuar crescendo uma vez que o Congresso Nacional ainda não regulamentou a Constituição Federal, para devolver aos Estados o direito de dar aos seus distritos suas liberdades”, disse José Augusto Maia.
 
Ainda segundo o deputado federal, após a entrega ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), o mesmo imediatamente mandou protocolar o documento, e na presença de todos demonstrou seu apoio, bem como seu empenho.
 
Marco Maia enviou o documento à sua assessoria para que os mesmos entrassem em contato com equipe da Casa Civil da Presidência da República, para os mesmos tratem da urgência na votação do Projeto de Lei Complementar n.º 416/2008.

AGENDA 40

Prefeito Evilásio está em Brasilia pleiteando ações para o Município de Taquaritinga

O Prefeito Evilásio Araújo ( PSB ), está em Brasília junto com o ex-vereador Gilson Carlos  representando a Associação Nossa Senhora das Graças e com o Gerente de Convênios Elisberto Costa, a comitiva está em busca de emendas e projetos para  Taquaritinga do Norte, e uma das pautas e a luta pela emancipação de Pão de Açucar, Gilson Carlos que representa a Associação Nossa Senhora das Graças além de também está na luta pela emancipação também vai visitar vários ministérios e conferir de perto algumas emendas.





Flash 40

Juntos pela CONTINUAÇÃO do TRABALHO e pelo

 AVANÇO de  Taquaritinga. AVANTE, AVANTE!






Por : Isabelle Soares

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Dia dos pais é comemorado na Escola Francisca Moura




No último sábado (18) pais da Escola Francisca Moura Pereira da Silva - CAIC se reuniram na Instituição para vivenciarem o seu dia. Logo no inicio da manhã a equipe gestora da Escola realizou uma partida de futebol entre os times pais e funcionários. Foi um jogo muito divertido e descontraído que acabou com o placar 4x4 indo à partida para os pênaltis vencendo o time dos funcionários.

Em seguida foi servida uma feijoada sendo um momento de confraternização que gerou grandes gargalhadas e comentários sobre a partida.

Projeto sobre a importância da matemática é vivenciado no CAIC



Professores da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC vivenciaram durante a última semana um Projeto que destaca a importância do conhecimento matemático entre os alunos da instituição.

O mesmo teve como objetivo mostrar aos alunos a importância da matemática e a influência que o ensino da matéria possui na formação cidadã, visto que esta ciência não deve ser tratada como uma ferramenta utilizada para desenvolver isoladamente o raciocínio e as habilidades cognitivas.

O dia do “D” do projeto foi a sexta feira (17) onde os alunos puderam mostrar todos os trabalhos realizados durante a semana a vários visitantes durante todo o dia.

“É muito importante a vivencia de um projeto como este em nossa escola, pois nossos alunos puderam aprender de forma prática como a matemática é importante e está presente em nossa vida cotidiana”, completou a Professora Irene Figueirôa uma das idealizadoras do projeto.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...