sábado, 20 de agosto de 2011

O dia é dele !


Quem está de idade nova é o nosso leitor Evertom Castro , nós do blog desejamos muita Paz , Saúde e Sucesso !



                                                     Everton Castro

Enquetes encerradas : Evilásio vence mais uma

Como o esperado Evilásio ganha mais uma enquete , como em outros blogs o Prefeito ficou na frente confira os números :

Foram 707 votos em um mês de enquente :

Evilásio 307  Votos  -  43%


Demir 186 Votos - 26%



Jânio 126 Votos - 17%





Obs : Esta enquete não tem fins ciêntificos e só mostra a opinião dos leitores do blog.




Enquete para Câmara Municipal


   O interesse dos leitores e da população para eleição de vereador está cada vez mais baixo, a enquete teve 504 votos
confira os 11 primeiros:


1° Ronaldo Veiga 92 votos  18%



2° Léonardo         71 votos   14%



3° Mir Custódio    60 votos    11%



4° Maciel             51 votos    10%



5° Felipe             30  votos     5%



6° Lukinhas        24 votos       4%


7° Rogéria          24 votos       4%


8° Demar            21 votos       3%


9°  Fábio Jr         20 Votos      3%


10° Geovane       15 votos      2%


11° Gilsom Carlos 13 votos    2%


  Dos 11 primeiros, 6 não são vereadores atualmente.


Obs : Esta enquete não tem fins ciêntificos e só mostra a opinião dos leitores do blog.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Avisa lá , avisa lá ôôô avisa lá que eu vou !


O TIMBU CHEGOU !!!!!!!!!!!

Por GLOBOESPORTE.COMRecife
Sem dar chances ao Boa Esporte, o Náutico fez 3 a 1 no time de Varginha, com gols de Kieza (dois) e Elicarlos. Jheimy descontou. O camisa 9 e Eduardo Ramos foram os grandes destaques da partida, realizada no Estádio dos Aflitos. O resultado manteve o Timbu na terceira colocação, mas os 33 pontos somados lhe deixaram a apenas um da vice-líder Ponte Preta e a quatro da líder Portuguesa. A dupla de paulistas empatou nesta sexta-feira.
Primeiro Tempo
O Náutico foi bem superior no primeiro tempo, comandado por um inspirado Eduardo Ramos, que, antes dos dez minutos, havia finalizado duas vezes. Aos 11, saiu o primeiro gol. Kieza recebeu à esquerda da área, cortou para fora, tirando Olívio da jogada, e chutou no fundo da rede.
Kieza e Eduardo Ramos, aliás, protagonizaram o outro lance mais relevante do Timbu etapa inicial, aos 29 minutos. O segundo soltou a bomba e o camisa 9, sem goleiro, acabou chutando por cima, com muito perigo.
O Boa só chegou com perigo uma vez. Aos 26 minutos, Ramon cabeceou no travessão e no rebote Jheimy emendou um voleio. Rodrigo Carvalho, substituto de Gledson - que passou mal antes de chegar ao jogo - operou um milagre. Os mineiros ainda reclamaram de um pênalti no início do duelo, quando Moisés foi atingido por Peter dentro da área. A arbitragem, porém, mandou a partida seguir.
Segundo Tempo
Assim como na etapa inicial, o Timbu começou com tudo no início e chegou aos segundo logo aos dez minutos. Kieza invadiu a área pela direita e soltou a bomba. No rebote, Elicarlos chegou para completar e ampliar o placar.
O Boa por pouco não diminuiu aos 22 minutos, quando Carlos César cobrou falta para a área e o zagueiro Thiago cabeceou para fora, raspando a trave esquerda de Rodrigo Carvalho.
As possibilidades de reação dos mineiros foram praticamente eliminadas aos 24 minutos. Kieza invadiu a área, foi derrubado pelo goleiro e no rebote Derley botou no fundo da rede. O juiz, porém, assinalou o pênalti, ignorando a vantagem no lance. Melhor para o camisa 9, que cobrou bem e encostou no pontepretano Ricardo Jesus, chegando ao seu 11º gol - o atacante da Macaca soma 12.
O time de Varginha diminuiu a vantagem alvirrubra aos 30 minutos. Esquerdinha chutou torto, mas Jheimy, bem colocado, aproveitou e marcou: 3 a 1. Pouco depois, quase saiu o quarto do Náutico. Eduardo Ramos disparou pela direita e cruzou a bola no pé de Derley. Só faltou combinar com o volante, que se desequilibrou e perdeu chance incrível.

Atleta sofre mal súbito e morre em campo



Faleceu na noite da quinta-feira (18) o jogador de futebolAílton José Macena da Silva de 34 anos. O atleta profissional, que estava sem clube, sofreu um mal súbito enquanto jogava  uma partida válida pelo campeonato egipciense no estádio Francisco Pereira em São José do Egito, sertão do pajeú pernambucano.
Com cerca de 15 minutos de jogo Aílton marcou um gol e comemorou normalmente. Na jogada seguinte o atleta foi acionado mas não teve êxito após levar uma” trombada” de um jogador adversário e caiu. Após levantar-se, voltou a cair já desacordado. Prontamente houve socorro, mas Aílton deu entrada no hospital sem vida.
Aílton iniciou a carreira profissional aos 17 anos de idade no Central de Caruaru. Dentre vários clubes que atuou destacam-se: Criciúma e Avaí de Santa Catarina, Caxias do Rio Grande do Sul, Americano e Arraial do Cabo do Rio de Janeiro, Caldense de Minas Gerais, Treze , Campinense, Botafogo, Sousa, Atlético de Cajazeiras da Paraíba, Ceará, River do Piauí. O Alecrim do Rio Grande do Norte foi o último clube pelo qual Aílton atuou profissionalmente jogando o campeonato potiguar de 2011.
O atacante Aílton deixa um filho. Seu velório aconteceu no povoado de Mundo Novo, onde nasceu, à 20 km do município de São José do Egito e à 6km de Ouro Velho, Paraíba. Seu sepultamento aconteceu também em Mundo Novo,n esta sexta-feira (19).

SOBRAL:VÍDEO BEBÊ NASCE COM "CARA DE SAPO" EM SOBRAL




Nasceu em Sobral, esse bebê com cara de Sapo, disseram que foi devido a mãe ter pisado em sapo cururu quando na gravidez.
Esse vídeo  foi postado por um  amigo da mãe do bebê  que é  uma jovem de sua Igreja. Em nota ela diz: “não perguntei quando foi o ocorrido, nem mais detalhes do porquê dele nascer assim, se ela tentou abortá-lo ou coisa parecida, quando ela me falou eu não fui tão curioso assim para perguntá-la, só copiei o video, e pronto. Outra irmã confirmou que já viu alguém ter um bebê assim e que está na UVA para estudos.

Saiba Mais:

<iframe width="640" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/cDx64zRA-GY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Café será tema de encontro em Taquaritinga do Norte





A Secretaria Municipal de Agricultura junto com a Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte – APROTAQ em conjunto com o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e o SEBRAE convidam todos para amanhã (20) participarem de um dia de campo na Propriedade do Sr. José Lins onde serão tratados temas relacionados ao café, produto que é cultivado na Dália da Serra e é considerado um dos melhores do País.
Análise de solo e produtividade, principais doenças e novas técnicas para a qualidade do café serão alguns dos assuntos abordados.


O encontro acontecerá a partir das 9h no sítio Cumbe e todos estão convidados.

FGV foi usada para fraudar licitação na Agricultura

Do NE10  
O nome da Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi usado indevidamente, no ano passado, para fraudar uma licitação do Ministério da Agricultura, que terminou com a vitória da Fundasp (Fundação São Paulo) mantenedora da PUC de São Paulo. 

O contrato está no centro de um dos episódios que levaram nesta semana à queda do ministro Wagner Rossi (PMDB), que pediu demissão quarta-feira em meio a uma onda de denúncias de irregularidades no ministério. 

Nesta semana, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar as denúncias de suposta corrupção no ministério. Há suspeitas de direcionamento de licitação e pagamento de propina.

No lugar de Rossi, o Planalto confirmou ontem a indicação do deputado gaúcho Mendes Ribeiro (PMDB-RS), indicado pelo seu partido.
As informações são da Folha de São Paulo

Gugu em Belo Jardim





Do Blog BJ na Net


Bom...como prometi, escrevendo pouco esses dias. Entrei só para falar da ida de Gugu a BJ.
Não vejo motivo de orgulho...Se ele tivesse ido visitar o nosso Shopping Center, nossas natureza, nossas Escolas... Mas não. Ele foi devolver uma família carente à seu berço.

Dizem que foi uma sonora vaia quando o prefeito aparecia...Será que era coisa expontânea? Onde bexiga fica esse bairro Kennedy?

Texto da ASCOM

O apresentador da Rede Record, Gugu Liberato, esteve em Belo Jardim nesta quinta-feira (18), para a gravação de um quadro do ‘Programa do Gugu’, que vai ao ar aos domingos, às 16h. Ele foi recebido pelo Prefeito Marcos Coca Cola que, junto ao povo belojardinense, participou das filmagens. 



O quadro ‘De volta pro meu aconchego’, trouxe para casa a família de Antônio Severino Clemente, que já morava em São Paulo há 11 anos. Ele voltou para a sua terra com a esposa Maria Aparecida da Silva e com os filhos, Jefferson, Steffane, Wesley, Jennifer e Weverton.

Como parte do roteiro, a família visitou o Centro de Artesanato Tareco e Mariola, onde foi surpreendida pelo apresentador. No local, eles se reencontraram com os parentes que moram no município.



Em seguida, outra grande surpresa: uma casa nova e toda mobiliada esperava pela família, no bairro Portal Kennedy. Na ocasião, o Prefeito Marcos Coca Cola informou que os filhos menores do casal já tinham vagas em escolas do Município, como também emprego disponível para o chefe da família e o filho mais velho.

A Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, fez todo o melhoramento do acesso no bairro com colocação de pó de pedra, roço e catação. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Paisagismo, contratou dois trios elétricos para a festa. Um veio com Gugu e a família e o outro com a artista Fabiana Pimentinha, que também animou a multidão que compareceu às gravações.



A Gestão Municipal acionou as Polícias Rodoviária Federal e Militar de Pernambuco, como também a Guarda Municipal para reforçar a segurança no local.

Ao final, muito emocionado, Antônio agradeceu a surpresa da Rede Record e a receptividade da Prefeitura e do povo belojardinense. “Era um sonho e foi realizado. Eu tinha muita vontade de voltar para casa. Meu coração está explodindo de alegria por estar ao lado dos meus conterrâneos”.

O Prefeito Marcos Coca Cola recebeu o carinho e os agradecimentos da família e reforça que “todo apoio necessário foi dado. Nós oferecemos o melhor que pudemos para que Gugu pudesse vir a Belo Jardim, para a satisfação e alegria dos seus fãs belojardinenses”.

A previsão é que o quadro vá ao ar no próximo dia 28.





quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O dia é dele :

                               


Hoje quem está de idade nova é o amigo leitor Atônio Neto , Parabéns Toinho por mais uma ano de vida !

 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Seleção sub 20 dá gosto de vê , e está na final do mundial !




Henrique centro avante do São Paulo decidiu 


A volta dos pontas :


Ney Franco novamente usou a velocidade de Dudu e Negueba para mudar o jogo e obteve sucesso. Em jogo truncado, os dois reservas deram bons cruzamentos para Henrique marcar ambos os gols da dura vitória por 2 a 0 do Brasil sobre o México, na semifinal do Mundial Sub-20, na noite desta quarta, em Pereira, na Colômbia.
Com o resultado, o Brasil, assim como em 2009, quando perdeu para Gana, alcança a final da competição. Agora, a seleção canarinho terá pela frente Portugal, que eliminou a França também nesta quarta, às 22h (de Brasília) no próximo sábado, em Bogotá.
O Jogo - O primeiro tempo de partida muito teve de movimentação, mas pouco rendeu em emoção aos presentes. Mais bem postado no ataque e com jogadores mais talentosos, o Brasil reteve a posse de bola por mais tempo, mas não conseguiu produzir muitas chances, enquanto o México ameaçava nos contra-ataques.
Em seu primeiro lance, Oscar, melhor nome entre os garotos brasileiros, arriscou de longe e deu trabalho para José Rodriguez. Pouco depois, o goleiro Gabriel, grande herói da classificação contra a Espanha, tomou toque do pé de Torres, que não pulou após dividida, e ficou com o olho inchado, mas não saiu de campo.
Apostando nos chutes de fora, Casemiro, Oscar, Henrique e Willian testavam o goleiro mexicano, mas não levavam perigo. Enquanto isso, o time da América do Norte passou a aproveitar a insegurança do machucado Gabriel e levantou uma série de bolas na área.
Em duas oportunidades, o arqueiro brasileiro teve trabalho, mas acabou socando a redonda para longe. Na terceira, já nos acréscimos, Torres apareceu livre na área e testou para marcar. No entanto, o atacante, responsável pela lesão de Gabriel, estava impedido.
No segundo tempo, novamente muita briga e pouco futebol. O Brasil até tentou mudar, com as entradas de Dudu e Negueba, mas a defesa mexicana parecia bem postada. Do outro lado, os garotos de Ney Franco corrigiram as falhas defensivas e constituíram assim, um duelo com muito poucas chances.
E foi em uma delas, numa improvável cabeçada, que Henrique abriu o caminho da classificação brasileira. Após boa jogada de Negueba, ele ganhou do zagueiro e mexicano e colocou no canto de José Rodriguez para marcar.
Ainda antes do fim veio o segundo, em improvável jgoada trabalhada na defesa mexicana. Danilo tocou para Dudu, que encontrou Henrique livre na área para só escorar e garantir a passagem brasileira até Bogotá.


                                                    RUMO AO PENTA !
                   


Quadrilha que roubava motos é desarticulada em Taquaritinga


Uma operação entre as polícias militar e civil desarticulou na noite dessa terça-feira (16), em Taquaritinga do Norte, Agreste de Pernambuco, uma quadrilha acusada de praticar desmanche de moto na região.
A ação aconteceu no Sítio Oiti, zona rural de Taquaritinga do Norte. Na operação, a polícia prendeu Eriberto dos Prazeres Silva, de 20 anos, e apreendeu dois menores de 15 e 17 anos.
Com eles, foram encontradas uma arma calibre 38, 4 motos, 2 celulares, 1 bolsa com várias ferramentas, 4 capacetes, 3 aparelhos de DVDs, 1 TV 14 polegadas, 2 Escapes de motos, 1 micro sistem, 1 play station, 1 taque de moto, 40 gramas de maconha e a quantia de R$ 11,00 em dinheiro.
Os acusados foram levados para a Delegacia de Polícia de Taquaritinga do Norte.

Ficará mais fácil criar municípios


Baixe emacipaça...jpg (306,3 KB)
União quer devolver deliberação sobre o assunto às Assembléias Legislativas; no Estado, três distritos lutam pela emancipação.

Os distritos de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do norte, São Domingos, em Brejo da Madre de Deus, todos na região Agreste do Estado, vêem seus projetos de emancipação política ficarem cada vez mais próximos. Desde 1996, a Emenda Constitucional (EC) nº 15 retirou dos Estados o direito de deliberar sobre a criação de novas cidades. 

Agora a União sinaliza devolver às Assembléias Legislativas a atribuição de emancipar distritos municipais. Com a EC nº 15, foi reputado ao Congresso Nacional a emancipação de distritos municipais. 

Mas a Frente Parlamentar Mista Emancipa Brasil, lançada no dia 3 deste mês e presidida pelo deputado federal José Augusto Maia (PTB)-PE), anunciou que acatará os critérios do governo para devolver aos Estados o poder de deliberar sobre o assunto. 

Entre as condições impostas pela União para a criação de novos municípios estão um número mínimo de habitante e as viabilidades econômico-financeira, político-administrativo, sócio-ambiental e urbana. O entendimento com o governo está praticamente fechado.

Exclusivo: Norma se suicidou para colocar desafetos na cadeia


G17 revela detalhes sobre a morte de Norma: Ela encontrou no suicídio uma forma de fazer parte do elenco ir parar na cadeia!
O Brasil está curioso para saber quem matou a aprendiz de vilã Norma, de Insensato Coração – novela das nove da Rede Globo. Mas Norma não foi assassinada. Ela cometeu suicídio para colocar ao mesmo tempo Léo, Ismael, Eunice, Jandira, Fabíola, Pedro e Raul na cadeia – visto que todos são suspeitos da morte da vilã.

Norma encontrou no suicídio uma forma de fazer parte do elenco da novela ir parar na cadeia, e pagarem por um crime que não cometeram.

Segundo informações do repórter Rodrigo Rodrigues Rocha, de G17, que esteve o tempo todo escondido no PROJAC da Rede Globo, acompanhando as gravações de Insensato, Norma havia dito que tinha um golpe de mestre para colocar todos na cadeia, mas que para isso precisaria se matar. “Vou me suicidar mas coloco essa gente toda na cadeia”, disse.

Quanto ao disparo da arma, foi tudo armação. Norma aprendeu assistindo filmes a adaptar a arma para disparar sozinha, e simulou no momento da cena que por trás daquela arma havia uma pessoa. 

Afilhados políticos de Virgílio, Jereissati e FHC recebem salário de marajá






Exclusivo: antes da ordem judicial que mandou cortar qualquer pagamento que excedesse o teto do funcionalismo, dezessete servidores ganharam mais de R$ 30 mil por mês na Casa, e uma admitiu ao site ter ganho R$ 42 mil. Veja quem são os superassalariados do Senado

Apesar das tentativas reiniciadas neste mês, os onze ministros do Supremo Tribunal Federal não conseguem fazer virar realidade o aumento dos seus subsídios, de R$ 26.700 para R$ 30.675,48 por mês. O vencimento dos ministros do STF é o teto salarial do funcionalismo, e por lei, nenhum outro servidor poderia ganhar mais do que isso. Entretanto, já em agosto de 2009, 17 servidores do Senado ganhavam mais de R$ 30 mil brutos. É o que revela auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), obtida com exclusividade peloCongresso em Foco. Essa auditoria embasa a decisão judicial que, em junho e julho, determinou que todos os órgãos da Administração Pública cortassem os vencimentos pagos que excediam o salário dos ministros do STF, o chamado “abate-teto”. A decisão judicial é resultado de uma ação do Ministério Público. Desde julho, o Senado vem respeitando o abate-teto, cortando os pagamentos excedentes. Mas recorreu da decisão judicial, e já conseguiu uma nova decisão que autoriza desconsiderar do abatimento o pagamento de horas-extras.

 
Clique para ver a lista dos 17 maiores salários do Senado
 
Congresso em Foco descobriu que há pelo menos um caso de salário maior ainda que os identificados pelo TCU. Em conversa com o site, a servidora Maria Aparecida Santos Pereira admitiu que, somado o que ela ganhava de aposentadoria com o que ganhava numa função comissionada, seu vencimento chegava a R$ 42 mil.

 
A lista dos supersalários do TCU é encabeçada por um jornalista braço-direito do ex-senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Ele ganhou, em agosto de 2009, R$ 35.209,05 por mês, mais de R$ 10 mil a mais que o teto do Supremo da época, do teto atual e do possível teto do funcionalismo. Naquele mês, o ex-diretor-geral do Senado Manoel Vilela de Magalhães já recebia mais do que o que hoje pede o ministro Cézar Peluso, presidente do STF. O projeto de lei com o reajuste reivindicado por Peluso está parado na Câmara, com indicativos desfavoráveis do governo Dilma Rousseff pelo impacto orçamentário que provoca.
Inicialmente, Vilela negou ter recebid

o mais do que um ministro do Supremo. “Eu nunca recebi acima do teto. A vida inteira o senado sempre procedeu de acordo com a lei”, disse ao Congresso em Foco, apesar de seu nome e salário constar da auditoria do TCU.

 
Homenageada

 
Assim como Vilela, a ex-secretária-geral da Mesa do Senado Sarah Abrahão ganhava mais que os magistrados do STF. Foram R$ 34.479,24 há dois anos. Ainda funcionária na ativa, apesar de já ter se aposentado uma vez, ela disse ao site que até junho passado recebeu um pouco mais: R$ 35 mil brutos aproximadamente. Mas em julho houve o corte na remuneração. Agora, a Casa retirou o pagamento por uma função comissionada que a fazia estourar o teto. “Tirou o cargo em comissão. Trabalhei o mês todo, mas não recebi”, afirmou Sarah, que foi homenageada no ano passado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), por atuar há mais de 50 anos no serviço público.

 
É a mesma a situação do ex-chefe de gabinete do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o advogado José Lucena Dantas. Ele recebia R$ 34.409,24 há dois anos, como funcionário concursado. Já aposentado, ele voltou a trabalhar no Senado, num cargo em comissão no gabinete do tucano Tasso Jereissati (CE) até o início do ano. Hoje, retomou a aposentadoria, mas atua como consultor do Instituto Teotônio Vilela, braço intelectual do PSDB. Dantas não quis falar com a reportagem.

 
Mais de R$ 42 mil

De acordo com a listagem do TCU, a consultora legislativa e servidora do gabinete do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) Maria Aparecida Pereira ganhou R$ 30.821,53 brutos em agosto de 2009. Mas em entrevista ao site, ela admitiu que seus vencimentos eram ainda maiores. Chegavam a mais de R$ 42 mil.

 
Aparecida enfatizou que nenhuma das duas fontes – a aposentadoria pela Consultoria Legislativa e o cargo em comissão no gabinete – extrapolava sozinho o teto constitucional. Segundo ela mesma, seu benefício previdenciário superava o teto – hoje, em R$ 26.700 – mas era reduzido ao valor dos ministros do Supremo ao receber um desconto de mais de R$ 1 mil. A outra fonte, o trabalho com Vital do Rêgo, lhe rendia cerca de R$ 16 mil brutos.

 
Para ela, a acumulação que lhe garantia R$ 42 mil é legal. “Estou no teto porque sou uma funcionária qualificada. Os ministros não recebem quando têm outro vínculo?”, questionou ela.

 
15% do total

 
De acordo com a auditoria do TCU, o Senado pagou R$ 157 milhões por ano indevidamente aos servidores por uma série de irregularidades constatadas, apesar de a Casa considerar “apressada” essa conclusão. Só com os salários acima do teto dos 464 servidores da listagem obtida pelo site, o tribunal entende que foram desperdiçados cerca R$ 11 milhões por ano.

 
Isso significa que, sozinhos, os 17 servidores com os maiores salários, aqueles acima de R$ 30 mil por mês, causaram um prejuízo de 15% do total avaliado pelo TCU. Ou seja, em agosto de 2009, foram pagos R$ 124 mil a mais para esse pequeno grupo de funcionários, o que representa R$ 1,6 milhão por ano, considerados todos os pagamentos, inclusive o 13º salário.
Funcionários dizem que não sabiam que ganhavam acima do teto

 
Veja o que respondem todos os 17 maiores salários do Senado

Fonte:Congresso em Foco

Terror do Nordeste

Beto Richa e as privatizações tucanas





Por Rene Ruschel, CartaCapital


A palavra privatização parecia banida do léxico político paranaense. Parecia. Um novo projeto do governador tucano Beto Richa, que pretende ressuscitar e ampliar a agência reguladora estadual de serviços públicos, tem sido visto como uma maneira de facilitar o caminho para a venda da última das companhias estatais, a Copel, de energia elétrica. Isso porque os serviços de energia passariam a ser regulados pela agência e, por extensão, pelo Executivo. No retorno dos trabalhos na Assembléia Legislativa, a oposição conseguiu adiar a análise do projeto por cinco sessões. Nesta quarta-feira 10, o próprio governador retirou o projeto da pauta da Casa por conta de, segundo os próprios deputados governistas, haver falhas no texto. Mas a discussão deve prosseguir.


Entre 1994 e 2002, durante os mandatos de Jaime Lerner, o Paraná fez uma xepa de suas estatais. Vendeu o banco estadual (Banestado), a companhia de saneamento (Sanepar) e privatizou as estradas. A Copel só não foi leiloada por uma mudança do humor dos investidores internacionais à época e pelo declínio das políticas neoliberais dos anos 1990. Mesmo assim, um acordo entre a concessionária paranaense e a norte-americana El Paso para a construção de uma usina térmica terminou em um longo processo judicial e em prejuízo aos cofres estaduais.


Após descobrir uma série de erros no projeto e aditivos sem nexo no contrato, o então governador Roberto Requião, sucessor de Lerner, decidiu suspender os pagamentos à El Paso. A empresa norte-americana exigiu em uma corte de arbitragem internacional o pagamento de 1,6 bilhão de dólares por quebra de contrato. Passados três anos, as partes fecharam um acordo no qual o governo estadual comprava a usina por 196 milhões de dólares, 12% do valor solicitado pela multinacional.


Segundo Raul Munhoz Neto, ex-presidente da Copel, a mensagem enviada à Assembléia por Richa, além de desnecessária, é conflitante, principalmente pela inclusão do setor de energia: “A Aneel, que sucedeu o Departamento Nacional de Energia Elétrica, tem uma larga experiência no setor e exerce a fiscalização com mão-de-ferro”.


O presidente do Sindicato dos Eletricitários de Curitiba, Alexandre Donizete Martins, encaminhou um oficio ao governador no qual pede esclarecimentos quanto às justificativas e o papel da agência. Richa não respondeu aos sindicalistas. Aliás, a ninguém. Segundo a assessoria de imprensa, o governo não irá comentar o projeto até sua discussão final nas comissões legislativas. O presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, informou, também por meio da assessoria, considerar “mais apropriado” que o governador se pronuncie sobre a proposta.


O substitutivo, de autoria do deputado Marcelo Rangel, do PPS, foi discutido na Comissão de Obras e aguarda para ir ao plenário ainda em agosto. O relator suprimiu apenas os artigos que fazem menção ao aumento do número de diretores e conselheiros. Para Rangel, a criação da agência não significa que a Copel ou qualquer outra estatal será repassada ao setor privado. “A intenção de uma agência reguladora é buscar a transparência das regras de estipulação de tarifas, da qualidade de serviços e manutenção de instrumentos delegados em contratos”. O deputado criticou os que falam em privatização pelo simples fato de se criar uma agência. “É o discurso daqueles que não pensam no desenvolvimento do Paraná”.


Para o deputado Elton Welter, do PT, um dos críticos do projeto, ao lado do colega Ademir Bier, do PMDB, as alterações vieram acompanhadas de justificativas frágeis, sem dados técnicos, como estimativas de valores ou estudos relativos ao impacto que a medida poderá gerar. “É justamente a falta de informação, de transparência, que cria essa insegurança”. Welter questiona ainda os custos e seus reflexos no bolso dos consumidores, uma vez que a mensagem prevê a criação de uma taxa de regulação de 0,5% sobre a receita operacional bruta das concessionárias de serviço público. Cobrança que, obviamente, será repassada aos consumidores.

Saiba evitar situações de estresse dentro da sua própria casa



Por Claudenei José 

Para quem mora em grandes cidades, viver com o estresse é comum. Segundo estudo feito pelo Centro Psicológico de Controle do Stress, aproximadamente 40% dos habitantes de São Paulo se consideram estressados. Muitos pensam que o trânsito, a poluição e a rotina de trabalho são os maiores vilões dessa história. Mas o maior foco deestresse pode ser um lugar inesperado: a sua própria casa.

Um estudo da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, afirma que as pessoas ficam mais estressadas dentro de casa do que no trabalho ou no trânsito.

O estudo foi feito a partir de dados de 100 mil pessoas da cidade de São Paulo e Campinas, recolhidos durante um mutirão estadual do coração em 2009. Dentre os participantes, 23,% disse sofrer de estresse em casa e que ter algum fator estressante no último ano, como morte de familiar, perda de emprego, separação conjugal ou ruína financeira.
Discussão familiar - Foto Getty Images
"Os fatores estressantes que ocorrem dentro de casa devem ter uma magnitude maior do que os que acontecem no trabalho para as pessoas questionadas", diz Denise Pará Diniz, coordenadora do Setor de Gerenciamento do Estresse e Qualidade de Vida da Universidade Federal de São Paulo.

Por que isso acontece?
A Universidade de Washington criou, em 1970, a escala Holmes-Rahe, que identifica e classifica 43 fatores estressores, atribuindo a cada um uma nota de 1 a 100. Essa lista é atualizada constantemente para melhor entender os fatores de estresse mais atuais. De acordo com a escala, a morte de um cônjuge e o divórcio são os acontecimentos que mais estressam as pessoas atualmente, tendo, respectivamente, 100 e 73 pontos.

Segundo Denise, isso acontece porque, quanto mais forte for o vínculo com uma pessoa, maiores serão as conseqüências de um possível rompimento. "Como a maioria das pessoas tem um vínculo maior com os relacionamentos domésticos do que com as pessoas do trabalho, os atritos ou problemas que ocorrem dentro de casa tendem a ser mais estressantes", explica.
Bronca - Foto Getty Images
O cotidiano também transforma a casa em um lugar mais estressante, principalmente para as mulheres, que lidam com responsabilidades profissionais e familiares mais do que os homens. De acordo com a pesquisa, 48% das mulheres citaram fatores de estresse em casa, enquanto, entre os homens, esse número cai para 13%. Brigas com os filhos, discussões sobre o relacionamento, fazer o orçamento do mês, ir às compras e preparar refeições são algumas das obrigações que tornam a casa mais estressante para as mulheres.

Por isso, marido, filhos e rotina de trabalho podem ser fatores determinantes para que as mulheres estejam cada vez mais estressadas e propensas a desenvolver problemas cardiovasculares. Segundo os autores do estudo, o resultado pode indicar o estresse como um novo quesito para doenças cardiovasculares na modernidade.

"O estresse pode levar ao desenvolvimento de complicações no sistema cardiovascular e renal, além de problemas psicológicos, como a depressão. Além disso, o estresse em casa prejudica todas as outras esferas da vida, como o ambiente profissional e o social", comenta Denise.

Não tenho a mãe na zona, desabava Valdemar lemos

http://i.imm.io/89eT.jpeg
"Alguns idiotas tem que parar de vaiar a nossa equipe e apoiar mais. A gente vem passando por um monte de coisa e vem uma meia-duzia de 'porcarias' para vaiar a gente e a gente termina ficando chateado", disse o artilheiro do time na competição, com nove gols.

http://i.imm.io/89f7.jpeg

O lateral-esquerdo Jeff Silva se estranhou com torcedores na saída do estádio dos Aflitos. O jogador se encaminhava para a sala do exame antidoping quando um grupo de torcedores começou a fazer críticas. Irritado, Jeff chamou os torcedores para ir falarem com ele de perto, em tom ameaçador. Alguns torcedores não gostaram e passaram a xingá-lo.



Após uma vitória suada sobre o São Caetano, por 2 a 1, mais um passo à frente numa longa caminhada que tem como meta o retorno à Série A, o técnico Waldemar Lemos fez um desabafo condenando "três camaradas bem apessoados que ficam maltratando a gente atrás do banco [de reservas]". "Eu não tenho a mãe na zona", disparou.

"É desagradável as pessoas suarem tanto, se esforçarem tanto, dentro e fora de casa, e um grupo mínimo maltratar a gente desse jeito, o tempo todo, durante a partida. A gente fica desprotegido dentro de casa", comentou o treinador, pedindo que a própria torcida do Náutico busque impedir esse tipo de situação.

Waldemar buscou defender a si e aos jogadores de críticas que percebeu. "Aqui não tem vagabundo, ninguém fica encostado aqui, a gente tenta explorar o máximo do jogador no dia a dia. Mas ninguém para para pensar nas dificuldades, só faz a crítica", disse.

Um exemplo que o treinador pontuou foi a reação da torcida quando da substituição de Eduardo Ramos por Élton. "Existem pessoas que de repente não estão bem informadas e fazem o que chamam de crítica. A origem de Élton é meia. É preciso as pessoas entenderem. Élton é um jogador versátil, que pode jogar também na lateral esquerda. Não se faz um banco por uma posição só, se faz por várias posições, pela versatilidade", disse o treinador.

No fim da entrevista Waldemar voltou a defender o meio-campista. "Élton está se sobrepondo e se tornando uma peça importantíssima para o grupo do Náutico, porque tem muita qualidade e é um ótimo jogador de futebol", disse.
Não foi só Waldemar que ficou chateado com torcedores. O atacante Kieza, autor do gol da vitória, reclamou de alguns "idiotas" e "meia-dúzia de porcarias" que vaiaram o time.


Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...