sábado, 11 de junho de 2011

Prefeitura de Taquaritinga paga retroativo dos Professores Municipais

A Prefeitura através de seu gestor Evilásio Araújo deu aumento aos professores retroativo a janeiro e o dinheiro já está na conta dos professores!

Alimentos para combater o mau-humor






Por Glaucione Duarte 
Endocrinologista 
Existem alimentos que podem ajudar a diminuir o nervosismo, a ansiedade e o cansaço, eles têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, diminuir a irritação e espantar a tristeza.

Alface: Ótima para amenizar a irritação. O talo da alface possui uma substância chamada lactucina, que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato, a falta deste mineral pode causar depressão, confusão mental e cansaço.

Banana: Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono bem mais tranqüilo. Tudo isso graças à boa quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique, pois possui vitamina 
B6, um dos responsáveis por produzir energia. 

Espinafre: Contém potássio e ácido fólico, que ajudam na prevenção da depressão. E ajuda a estabilizar a pressão arterial, além de garatir um bom funcionamento do sistema nervoso, graças as vitaminas A, C e do complexo B, fosfato e magnésio. 

Frutos do mar: Os alimentos vindos do mar são ricos em zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo ansiedade e cansaço. Também são boas fontes de ômega-3(gordura que auxilia na diminuição de colesterol ruim LDL na corrente sanguínea) e proteínas, ambos essenciais para o bom funcionamento do coração. 

Mel: Estimula a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer. 

Laranja: Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, isso devido as boas concentrações de vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. Essa fruta ainda é energética, previne a fadiga e hidrata. 

Uva: A vitamina C e os flavonóides (antioxidantes), retardamo envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol ruim . Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso.é rica em glicose, por isso é um bom energético. 

Jabuticaba: É rica em carboidratos, que fornecem energia ao nosso organismo. Também é repleta de ferro não heme e vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas do organismo e suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. 

Ovos: As substâncias que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência delas pode causar apatia, perda de memória e ansiedade.

  

Fabiana Borrego é nutricionista especialista em nutrição clínica 

Você é o repórter

Enviada por Luciana Souza 









Ingredientes 
6 unidades de espiga de milho limpa 
10 colheres de sopa de açúcar 
1 xícara de chá de farinha de trigo peneirada 
4 unidades de clara de ovo 
1 xícara de chá de leite em pó desnatado 
1/3 copo americano de leite de vaca desnatado 
½ colher de chá de fermento. 



Modo de preparo: Ralar as espigas de milho e peneirar. Misturar o conteúdo que passou pela peneira com o açúcar, o leite em pó desnatado e o leite de vaca desnatado, gradativamente. Acrescentar a farinha de trigo, misturada ao fermento em pó e reservar. Bater as claras em neve e juntar a massa às claras. Colocar em forma de 25 cm de diâmetro, untada e polvilhada. Assar em forno médio (180 ºC) por 60 minutos. 

 

Lyra diz que fica com Eduardo no poder até o último dia



Ao discursar na inauguração do escritório político de sua filha, a deputada-secretária Raquel Lyra (PSB), o vice-governador João Lyra Neto (PDT) surpreendeu. Falou das eleições 2012, desfez uma série de boatos que surgiram na mídia pernambucana esta semana, principalmente depois da entrevista do deputado estadual Henrique Queiroz a um jornal da capital.

João Lyra começou se reportando ao plano estadual. “Falei hoje (quinta) com a imprensa do Recife, afirmando que não vamos antecipar o pleito eleitoral. 2012 se discute em 2012 e 2014 em 2014. Nesse caso, que será uma eleição nacional, vai depender de uma série de fatores, como a boa aprovação dos governos Dilma e Eduardo", disse e acrescentou:
"Tenho compromisso com Eduardo Campos e o povo pernambucano. Fui eleito vice-governador e, se Eduardo ficar até dezembro de 2014 no cargo, descerei as escadas do Palácio com ele. Agora, se as circunstâncias o levarem para um plano nacional ou até mesmo disputar o Senado, ficarei no governo até dezembro de 2014. Esse é meu compromisso com Eduardo”.

Ele também desfez os boatos de que estaria planejando uma vaga no TCE em 2013. “Não tenho nada contra o TCE. Admiro muito aquela corte, mas não é o meu perfil”, disse, garantindo que, caso assuma a condição de governador por sete meses, não tentará a reeleição. “Se isso acontecer, não é a minha sucessão, é a de Eduardo. Quem vai coordenar todo o processo é o próprio governador”, completou.

Do Blog do Magno

Para refletir

“Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”
(Lucas 14:11)
Estava medintando ontem a respeito das palavras de Jesus sobre os “humilhados”, ou melhor dizendo, aqueles que se humilham. E isto me levou a pensar a respeito do por quê em algumas situações de nossa vida, encontramo-nos no estado de “humilhados”. Quem deseja estar humilhado, quem é a pessoa que chegaria para uma outra em sã consciência e diria: – Ei, me humilhe! Porque eu gosto disso. Acredito que nenhum de nós deseja ser humilhado por alguém.
A humilhação, trás um sentimento de desprezo, invalidez e miséria. Quando nos sentimos humilhados, sentimos como se nossa face ouvesse sido pisada, quando nos sentimos assim nos tornamos amargos para a pessoa ou a situação humilhante, e o nosso desejo “humano”, é retribuí-la com a mesma humilhação e vergonha que sentimos. A humilhação produz um sentimento de derrota, pois ela abate tudo o que somos e como nos sentimos, e isso nos torna solitários e dependentes de ajuda. Buscamos geralmente esta ajuda em nós mesmos, através do nosso orgulho, para que possamos superá-la em nosso coração.
Não é assim que nos sentimos quando nos dizem que estamos sendo provados por Deus? Como podemos entender tais palavras, de que por tráz de toda humilhação que vivemos em nossa vida algumas vezes, por trás de toda situação difícil, de todo sentimento frustrado, de todo sonho não alcançado possa existir um Deus, nos provando? Como é possível aceitar isso! Que Deus amoroso é esse que prova o homem o deixando na sarjeta? Acredito que você já tenha se perguntado isso, como eu me perguntei, na meditação.
E a resposta que podemos encontrar através do Espírito Santo é: “Deus deseja nossa humilhação, para nos entregar a nossa exaltação”. Sejamos sinceros; como seres humanos, que somos, tendo na carne a maldade, tendo na alma a fraqueza, poderíamos nós mantermos nossa exaltação se obtivéssemos tal elevação por nós mesmos? Claro que não. Somos muito corruptos, ambiciosos, maliciosos, cheios de orgulho, e pretenções egoístas. E sem dúvida seríamos humilhados, logo em seguida.
“Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata. Tu nos puseste na rede; afligiste os nossos lombos, fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso.” (Salmos 66:10-12)
O Senhor então, requer que nos humilhemos, para que tendo sido humilhados, e sentido todo o sentimento de humilhação, possamos manter a plena exaltação que ele nos dará após a humilhação, e assim, não termos de ser humilhados novamente. Ele nos permite ser humilhados para que possa nos exaltar além da nossa compreensão, e nos amadurece, para que não percamos tal sentimento com facilidade, pois ao ser humilhado estando com Deus, o homem é tratado, se torna, humilde, dependete e sinceramente, um servo de Deus. Ao se tornar servo, não há o porque de não fazer de tratar tal homem como um legítimo filho de Deus.
Então, nos humilhemos, para que ainda que por um tempo sentindo o gosto amargo da humilhação, sejamos exaltados e jamais venhamos perder o gosto doce da vitória em Cristo.
No amor de Cristo,
Marcos Augusto .

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Exames de vista e audição podem ser obrigatórios na rede municipal de ensino


Para incentivar a assistência à criança e ao adolescente, a inserção social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas emdesenvolvimento, um projeto de lei de autoria do vereador Leonardo Arnóbio (PT) foi votado na sessão desta quinta feira (09), na Casa de Leis “Miguel Lucas de Araújo”.

O programa Prevenindo a Saúde a partir da Educação, vem estabelecer a obrigatoriedade da realização de exames médicos anuais aos alunos da rede municipal de ensino.
Alem do direito ao exame oftalmológico (exame de vista), As crianças terão uma avaliação auditiva e ortopédica da coluna, segundo o projeto.

O projeto prever que as secretarias de Saúde e Educação garantiram o atendimento aos alunos, bem como o tratamento, se diagnosticado algum problema de saúde com os mesmos.

O autor observa que muitos alunos têm dificuldades de aprendizagem, em razão de problemas de visão ou de audição. Estudos revelam que a cada 20 crianças do ensino fundamental, três têm algum problema nos olhos. 

O programa vem somar na prevenção das doenças e constituir uma saúde publica modelo, inclusive com barateamento dos tratamentos médicos visto que através da prevenção eficaz evita-se os gastos com remédios, consultas internamentos.


Estradas do agreste pedem socorro !


   Hoje temos mais de 10 deputados estaduais juntando as cidades do agreste, mais as estradas estão abandonadas se você está em Taquaritinga e rosolve ir até vertentes , é muito complicado são 6 km de buracos ,  de Vertentes para Surubim está da mesma maneira , e tem um trecho que o asfalto sumiu , de Taquaritinga para Santa Cruz na serra o trecho tem vários buracos, e a situação cada vez piora !


Começa hoje o São João de Grvatá


Da Redação do Portal +AB
 
Os festejos juninos da cidade de Gravata, no Agreste, começam nesta sexta-feira (10). São dois pólos de animação com atrações da região e outras conhecidas no cenário nacional. Entre as atrações mais esperadas estão Banda Calypso, Fábio Jr., Aviões do Forró e Magníficos.
Programação
Pátio de eventos Chucre Mussa Zarzar
Dia 10
22h- Geraldinho Lins
00h-Magnificos
02:00-Eliane
Dia 11
22h- Amazam
23h30-Forró Santrôpe
01h- Aviões do Forró
02h30- Flávio Leandro
Dia 17
22h- Brucelose
00h- Arreio de Ouro
02h- Forró dos Firmas
Dia 18
22h- Capim Com mel
23h30- Marcos de Lima
01h- Calyspo
02h30- Brasas do Forró
Dia 23
22h Maestro Forró
23h30- Cristina Amaral
01h- Os Cabras do Forró
02h30- Amigos Sertanejos
Dia 24
22h -Pinga Fogo
23h30- Irah Caldeira
01h- Galeguinho de Gravatá
02h30- Cowboys do Nordeste
Dia 25
22h -Val Xavier
23h30- Magnatas do Forró
01h -Fábio Júnior
02h30- Luiz Neto e David
Palhoção Av. Joaquim Didier
Dia 10
22h – Josildo Sá
00h – Forró das Marias
02h – Soxotear
11
22h – Maria da Paz
00h – Luis Sertanejo
02h – Maria Forrozeira
12 
17h – Barca Maluka
22h – Dom Tronxo
00h – Maciel Melo
02h – Renovação Nordestina
17
22h – Arina Costa
00h – Forrozão Chamego Diferente
02h – Joãozinho do Acordeon
18
22h – Ricardo Alegria
00h – Cilene Araújo
02h – Jucélio Vilela
23
22h – Forró Laços de Mel
00h – Chico Bala
02h – Renilda Cardoso
24
22h – Bia Marinho
00h – Cia do Forró
02h – Forró Xique e Xote
25
22h – Banda Cavalo Selvagem
00h – Forró Asa Branca
02h – Forró Pé de Serra


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Curtinhas do Dália Net

Zé de novo


O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) foi eleito e tomou posse na tarde desta quarta-feira (08) como presidente da Subcomissão Permanente para Estudar Políticas, Orçamento e Financiamento da Segurança Pública.




Gilsom Cadú sempre na luta 

O amigo Gilsom Cadú , que em Taquaritinga é mais conhecido como Gilsom do Carro de som , sempre lutou pela emancipação de Pão de Açucar , e fez bonito na assembléia que ocorreu no ultimo dia oito de maio, Gilsom sempre  argumentou como seria de fundamental importância a emancipação da Capital da Malha, e falou no nome de Pão de Açuquences ilustres como o Sr. Elias Tavares e Manoel Boneco.

Inédito:

Apesar de as várias alas políticas de taquaritinga estarem presentes na Alepe, deu pra entender bem quem está com quem, e apesar de todos estarem unidos pela emancipação de Pão de Açucar a sitiação política não muda em nada !

Novos conselheiros :

Já tem conselheiro trabalhando muito e muito animado dando palestras    fazendo visitas , esperamos que toda essa animação continue quando o trabalho realmente começar , pois é um trabalho difícil, que nem todos aguentam !

Mais vandalismo

Infelismente a conciência passa longe de algumas pessoas em Taquaritinga , na última noite 9 de maio motoqueiros danificaram o calçamento do CAIC dando piruetas em local proibido e que estava interditado , tem pessoas que preferem andar na lama e na poeira!

Pão de Açúcar: Emancipação une grupos políticos.

 Baixe reunião 1...jpg (92,0 KB)


Pão de Açúcar: Emancipação une grupos políticos.

A tão sonhada emancipação do Distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, mesmo que possa não ocorrer já conseguiu uma façanha até então inusitada: uniu com um só propósito os grupos de situação, liderado pelo Prefeito Evilásio Araújo (PSB), e o de oposição, onde o comando é do Ex-Prefeito Jânio Arruda (DEM). Na quarta-feira (08 de maio), a Comissão de negócios Municipais da Assembléia Legislativa, comandada pelo Deputado Estadual Odacy Amorim (PSB), realizou audiência pública que também contou com a presença dos Deputados Diogo Moraes (PSB), Edson Vieira (PSDB), Aluizio Lessa (PSB), Isabel Cristina (PT), Raimundo Pimentel (PSB), Claudiano Martins Filho (PSDB) e Rodrigo Novaes (PTC) e também de vereadores, lideranças políticas e representantes dos 22 Distritos que sonham com a emancipação. A criação de novas cidades é competência federal, porém as assembléias legislativas estão lutando para reaver esta atribuição que era delas até 1996, ano da aprovação da Emenda Constitucional Nº 15, que foi criada para barrar a “farra das emancipações” e hoje é o grande entrave para o surgimento de novos municípios. A comissão da Assembléia Legislativa, juntamente com representantes dos Distritos que anseiam se emancipar de todo País estarão indo a Brasília no próximo dia 15 de junho numa grande mobilização que tem como objetivo devolver as Assembléias Legislativas o poder de legislar sobre a emancipação dos Distritos.  Gilson Kadu, coordenador do movimento da emancipação do Distrito de Pão de Açúcar, ficou muito satisfeito com o resultado da audiência: “O desejo de emancipação desses novos Distritos está próximo de se tornar realidade, e a união de todos é um fator decisivo para esse sonho se tornar realidade”, declarou.


Baixe reunião 3...jpg (163,4 KB)
“Pão de Açúcar é um filho que cresceu e assim como Santa Cruz do Capibaribe e Toritama no passado, precisa se emancipar. Vamos chamar a responsabilidade para nós e procurar por todos os meios tornar esse sonho realidade. É preciso a união de todos, pois a emancipação de Pão de Açúcar é imprescindível”, afirmou o prefeito Evilásio Araújo.

Elisberto Costa – ASSIMP - PMTN


Vereadores também participaram :


Baixe ALEPE.jpg (101,2 KB)

Na tarde desta quarta feira (08) na capital pernambucana, aconteceu mais uma audiência na Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa de Pernambuco, trata-se de uma grande iniciativa dos deputados estaduais, Edson Vieira, Diogo Morais, Claudiano Filho, Raimundo Pimentel, Rodrigo Novaz, Isabel Cristina, Aluisio Lessa e o Presidente da comissão Darcy Amorim.

Os mesmos estão empenhados em lutar para criação de novos municípios no estado de Pernambuco, no processo de emancipação nosso distrito Pão de Açúcar se destaca entre os 23 pedidos de emancipações políticas, Pão de Açúcar hoje conta com uma população estimada com mais de 9 mil habitantes, e uma total autonomia para crescer e se tornar uma grande cidade.

Leonardo Arnóbio Presidente da Casa de leis “Miguel Lucas de Araújo e os vereadores, Demir, Jarbas e Mi Custodio se engajaram junto à população neste grande sonho, onde à esperança do distrito se torna livre e crescer cada vez.

Já faz mais de 20 anos de luta dos moradores de Pão de Açúcar, e agora volta a criar a Esperança de Liberdade, no dia 15 de junho estará saindo uma comitiva  com, lideres, políticos, imprensa e moradores direto a capital federal Brasília.

Assessoria de Imprensa



quarta-feira, 8 de junho de 2011

Primeiro carro elétrico brasileiro chega a Pernambuco


Ele será levado para o arquipélago de Fernando de Noronha e será usado pela administração estadual

O primeiro carro elétrico brasileiro chegou ao Estado de Pernambuco. Ele foi mostrado, na manhã desta terça-feira (8), durante uma cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. O veículo foi desenvolvido em parceria entre a Fiat Automóveis, a hidrelétrica Itaipu Binacional e a empresa suíça KWO e doado ao Governo do Estado.

O carro será levado para o arquipélago de Fernando de Noronha em até dez dias. Ele tem as funções de um veículo automático, mas com algumas diferenças: não faz barulho e pode ser recarregado na tomada. O carro vai ser usado pela administração estadual.

As tomadas de 3 pinos de 220V, iguais às dos computadores, servem para abastecer o veículo. A bateria de níquel que alimenta o carro fica no porta-malas. Para o abastecimento completo, é preciso que o veículo fique na tomada por oito horas. Para "encher o tanque", o custo fica em R$ 7,00, com R$ 0,06 por quilômetro rodado - num veículo tradicional, esse custo é de R$ 0,25.

O carro elétrico tem autonomia de 120 quilômetros, alcançando velocidade máxima de 100 km/h e indo de 0 a 60 km/h em 9 segundos.

BLOG FAZENDO E ACONTECENDO

Curtinhas do Dália Net

Por Wilsom Silva


Creche I 

  Mais uma grande conquista para Taquaritinga , será construida uma creche no terreno ao lado do CAIC, será mais uma obra história da atual gestão, a nova creche atenderá crianças de 0 a 5 anos, na cidade só existe uma creche pública que funciona no CAIC.



Creche II

  A população de Pão de Açucar também receberá uma nova creche, igual a de Taquaritinga  que atenderá a mesma demanda , Em Pão de Açucar só existe uma creche pública que fica na Escola Gilzenete Guerra.


Uma viagem só

Os alunos e os seus pais aprovaram os novos Ônibus que transportam os estudantes, agora só da uma viagem e o espaço é maior !



Alan Kardec

 O amigo Alan Kardec provavelemente será o novo Prefeito de vertentes em 2012, muito bem articulado e muito ligado ao Prefito romero Leal Alan tem todas as ferramentas para se tornar Prefeito de Vertentes e continuar o trabalho começado por Zé Neto e que depois foi condizido brilhantemente por Romero Leal, esse grupo tirou Vertentes do atrazo , Vertentes era uma cidade para pucos e hoje e uma cidade de todos ! 


Lukinhas em alta 


Cada vez Lukinhas da Saúde vem ganhado apoios de váriaos segmentos , Lukinhas se mostra diferente da maioria que está na Câmara , não se esconde , e não engana o povo , quando promete alguma coisa cumpre , e seu trabalho é reconhecido por grande parte da população, que credencia Lukinhas a brigar forte por uma das vagas na Câmara de Vereadores de Taquaritinga em 2012 !

O Dália Net comemora 2 anos e quem ganha o presente é você !

  
No dia 23 de junho de 2009 fizemos nossa primeira postagem , mais o blog ja existia em forma de teste desde outubro de 2008, com o tempo fomos aprendendo e o maior objetivo sempre foi divulgar e atualizar as noticias de Taquaritinga , sempre cobrindo e informando as noticias o mais rápido possível, hoje temos uma média de 2000 visitas por dia , e esse mês vamos completar 2 anos de noticias e atualizações diárias levando a você leitor , informação, entretenimento e diversão !

Vamos sortear vários brindes como : Camisas , chaveiros e bonés do Dália Net !


se torne seguidor e mande uma mensagem dizendo porque acessa o Dália Net .

Lula exigente nas suas palestras

 
Grupos que já chamaram Lula para palestras ficaram impressionados com o nível de detalhes e cláusulas incluídas nos contratos. O ex-presidente não costuma fazer exigências de hotel ou alimentação. Mas desce a minúcias em relação ao pagamento e, quando feito por estrangeiros, à forma de transferência do dinheiro para o Brasil.     

terça-feira, 7 de junho de 2011

Renovação !

As últimas eleições do Conselho Tutelar mostraram que o eleitor queria renovação , mesmo essa renovação não sendo consciente mais foi a tônica , renovar sempre e bom mais quando renovamos temos que trocar por coisas melhores não por piores, temos vários pré candidatos a vereadores das 3 alas políticas do Município : Lukinha da Saúde, Saulo, Jeferssom Ferreira, Paulo Sérgio, Ronaldo , Paulo, tem também o destaque da eleição do Conselho Tutelar Janaina que depois da eficiente campanha se credencia a entrar na disputa do ano que vem , na Câmara de vereadores a grande tônica será a renovação mesmo que traga de volta os experiêntes Demar e Geovane , que fazem grande falta a atual Legislatura , se Demar não entrar em nenhuma coligação mirabolante que beneficie outros candidatos a sua eleição será certa pois nas ultimas quatro seu nome sempre esteve entre os 5 mais votados , Geovane já está com a campanha esquematizada e já tem seus apoios em todo município, dos que estão com mandato dificilmente mais de 4 serão reeleitos !

Religão:padre Antônio Maria realiza show em Vertentes



Um dos ícones da igreja católica no Brasil vai se apresentar aqui em Vertentes na próxima quinta-feira (09), a partir das 21h, no pátio de eventos Zé Ferrinho que fica localizado no centro da cidade.

No Brasil, o  padre e cantor Antônio Maria se popularizou com o lançamento da música ‘’Cura Senhor’’ e com a devoção e implantação do movimento da Mãe Rainha.

Além disso, o religioso canta desde os tempos que morou na Alemanha, onde inclusive gravou o primeiro cd ainda como diácono. Na época o sacerdote gostava de fazer sólos em espanhol, alemão e inglês.

Na televisão  atualmente ele apresenta o programa ‘’Pra Lá de Bom’’ que vai ao ar todas as segundas-feiras, às 20h, na TV Século 21.

Em Vertentes o show do padre Antônio Maria é uma realização da paróquia de São José com o apoio de comerciantes da cidade e da Prefeitura Municipal.

Fabiano Miranda
    Imprensa

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...