sábado, 23 de abril de 2011

Via Sacra de Taquaritinga ganha novo acesso.






A fé da população da Dália da Serra ficou evidenciada em mais uma importante celebração religiosa: a via sacra da sexta-feira da Paixão (22/04), evento que ocorreu pela primeira vez através do Morro da Cocada, o novo roteiro turístico da cidade, e atraiu cerca de dois mil fiéis que acompanharam as 15 estações comandadas pelo Padre Ivemar Pontes.
O Morro da Cocada foi contemplado pelo Governo Municipal com a via sacra em tamanho natural, onde são retratados os últimos instantes de Jesus Cristo através de 60 esculturas que, de forma artesanal, foram confeccionadas em concreto, cimento e tela de aço pelo artista plástico Eraldo Ramos.
Um aspecto que merece ser destacado foi o nível de dificuldade enfrentado para realizar esta obra. “Como o terreno é muito íngreme e irregular enfrentamos muitas dificuldades para superar os obstáculos e concluir esta obra, pois praticamente todo material foi trazido prá cá em lombo de jumento, pois nenhum veículo chegava ao local”, afirma Eraldo Ramos.
Além da via sacra, a população do Morro da Cocada também foi contemplada com a construção de 550 metros de calçamento, saneamento, drenagem e vários muros de arrimo, obras estruturadoras que proporcionaram a inclusão social nesta localidade.
“A urbanização do Morro da Cocada é um antigo sonho que por décadas foi prometido a esta sofrida população e nunca tinha saído do papel. Através desta obra buscamos melhorar a qualidade de vida dos moradores da Cocada com ações de infra-estrutura e também temos como meta consolidar o turismo religioso através deste novo roteiro”, declara o Prefeito Evilásio Araújo.

Assessoria de Imprensa PMTN

A terra em que a Prefeitura é de uma família só

    Conhecido como um dos partidos mais antigos do Brasil, o PCdoB também é considerado exemplo de gestão nas administrações públicas por onde passa pelo país afora, devido ao comportamento ético e probo com que trata coisa pública, qualidade que os comunistas fazem questão de exaltar.
Atualmente o PCdoB da Paraíba possui 14 vereadores, o vice-prefeito de Sapé e o  Prefeito da cidade de Condado, além de seus militantes estáarem participando de várias gestões municipais pelo estado afora.
Único prefeito comunista da Paraíba, Eugênio Pacelli de Lima, da cidade de  Condado não tem herdado o espítito probo e ético dos quais os comunistas se orgulham de explora-lo.

Cidade administrada pelo PCdoB, mas que apresenta graves problemas a exemplo das demais do  Brasil
A prática de nepotismo, procedimento combatido pelo PCdoB,  é uma constante na gestão comunista de Condado. O prefeito Eugênio logo que assumiu a prefeitura da pequena cidade sertaneja logo tratou de acomodar os seus. O  sobrinho de nome Junior é o Secretário de Administração, a sobrinha  de nome Fabricia é a Secretária da Saúde, um outro sobrinho de nome Glebson é o Secretario de Comunicação  e acumula a pasta da Agricultura, o  irmão  de nome Antonio de Padua é o Secretário de Finanças, outro irmão do prefeito de nome Geraldo é o Secretário dos Transportes, já a irmã de nome Socorro responde pela pasta da Ação Social. Achando pouco  os cargos divididos em família o  prefeito Eugênio Pacelli Lima (PCdoB) ainda nomeou a sua esposa e alguns familiares dela para assumir alguns cargos na administração municipal.
Aos funcionários que não fazem parte da família do Prefeito, a perseguição tem sido uma outra prática adotada pela gestão local, mesmo tendo sido os comunistas os principais combatentes dela (prática) na época de chumbo da Ditadura Militar.
Mas o funcionalismo municipal de Condado não sofre só desse mal, não foram poucas as vezes em que os funcionários tiveram seus salários atrasados. No ano passado os servidores ameaçaram paralisar suas atividades várias vezes.
O massacre ao funcionalismo público da cidade de Condado se estende até os dias atuais. Recentemente opresidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, que também é membro do PCdoB, inclusive da Direção Estadual da legenda, denunciou que o  Prefeito Eugênio Pacelli,  não apresentou nenhuma proposta de aumento salarial para os professores municipais. Ainda de acordo com o sindicalista, Condado é um dos Municípios que tem regredido no aumento salarial para os professores, pois o ano passado o aumento foi apenas de 5% e mais uma reorganização no Plano de Cargos e Salários. “Os professores tem que ter a consciência de que devem lutar pelos seus direitos, pois nestas prefeituras tem dinheiro prá tudo, menos prá conceder aumento aos servidores municipais.” Afirmou o sindicalista.
O SINFEMP já preparou a documentação e entrará com mais uma denúncia no Ministério Público da Comarca de Malta, nos próximos dias, assegurou José Gonçalves.
Tendo como berço de sua fundação a classe operária e os movimentos socias, o PCdoB é um grande incentivador da organização de classes, o que não acontece com o “camarada” prefeito Eugênio que será denunciado ao Ministério Público sobre essa situação e por improbidade administrativa, apropriação indébita, pois o gestor está retendo o desconto das mensalidades sindicais dos servidores municipais.
A única cidade administrada pelo PCdoB na Paraíba ainda sofre em vários outros aspectos e em várias áreas da gestão pública. Na educação, por exemplo, a situação é tão preocupante que a rede municipal de ensinoperdeu mais de 200 alunos para a rede estadual e a alegação de diversos servidores é a falta de compromisso do gestor para com a educação, pois não tem merenda de qualidade, além de fardamento escolar, material para os alunos e com isso, os pais retiram seus filhos e colocam nas escolas do Estado.
Na saúde a situação não é muito diferente da educação, pois os poucos recursos destinados a área são mau aplicados por seus gestores.
Com um histórico dessa natureza, a gestão comunista na Paraíba não serve como exemplo para nenhuma outra cidade. Talvés esteja ai a explicação para o momento melancolico pelo qual vem passando o Partido Comunista do Brasil (PCdoB)  na Paraíba, onde alguns de seus membros que assumem cargo público não correspondam com o que exige a história de vanguarda do partido mais antigo do Brasil.
Da Redação
Do Expresso PB

DIFERENÇAS ENTRE PRESÍDIO E TRABALHO





PRESÍDIO
 
Você passa a maior parte do tempo numa cela 5x6m. 

TRABALHO

Você passa a maior parte do tempo numa sala 3x4m.
 _____________________________________________________ 
PRESÍDIO 

Você recebe três refeições por dia de graça.
 

TRABALHO
 
Você só tem uma, no horário de almoço, e tem que pagar por ela. 
_____________________________________________________ 
PRESÍDIO 

Você é liberado por bom comportamento. 

TRABALHO 

Você ganha mais trabalho com bom comportamento. 
______________________________________________________ 
PRESÍDIO 

Um guarda abre e fecha todas as portas para você. 

TRABALHO
 
Você mesmo deve abrir as portas, se não for barrado pela segurança por ter esquecido o crachá. 
_____________________________________________________ 
PRESÍDIO 

Você assiste TV e joga baralho, bola, dama... 

TRABALHO 

Você é demitido se assistir TV e jogar qualquer coisa. 
_____________________________________________________ 
PRESÍDIO
 
Você pode receber a visita de amigos e parentes. 

TRABALHO 

Você não tem nem tempo de lembrar deles. 
_____________________________________________________ 
PRESÍDIO
 
Todas as despesas são pagas pelos contribuintes, sem seu esforço. 

TRABALHO 

Você tem que pagar todas as suas despesas e ainda paga impostos e taxas deduzidas de seu salário,
que servem para cobrir despesas dos presos.. 
_______________________________________________________ 

PRESÍDIO 

Algumas vezes aparecem carcereiros sádicos... 

TRABALHO
 
Aqui no trabalho, carcereiros usam nomes específicos: Gerente, Diretor, Chefe...
 

_______________________________________________________ 
PRESÍDIO
 
Você tem todo o tempo para ler piadinhas. 

TRABALHO 

Ah, se te pegarem... 


TEMPO DE PENA 

No presídio, eles saem em, no máximo, 15 anos. 

No trabalho você tem que cumprir 35 anos, e não adianta ter bom comportamento. 

Tsunami de bosta




Bar ficou destruído após ser invadido por esgoto em Niterói (Foto: Bernardo Tabak/G1)Bar ficou destruído após ser invadido por esgoto
em Niterói (Foto: Bernardo Tabak/G1)
“Foi uma catástrofe. Eu vi meu carro debaixo de lama sem poder fazer nada”, disse a  psicóloga Árina Precioso, de 29 anos, , enquanto observava os estragos no veículo, atingido por uma onda de esgoto após o rompimento de uma parede da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Toque-Toque da concessionária Águas de Niterói, na tarde deste domingo (17), na Região Metropolitana do Rio.
A psicóloga contou que, no momento do acidente, estava almoçando com o afilhado e o irmão dele, de 2 e 4 anos, em um restaurante próximo à estação de tratamento, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, esquina com a Praça Doutor Azevedo Cruz, próximo ao Mercado de São Pedro, em Ponta d’Areia. “Veio um cara correndo e gritando: ‘Sai, sai sai!’ Só deu tempo de ver uma onda de lama, com destroços, antes de pegar os meninos no colo e sair correndo para uma rua mais atrás do meu edifício”, recordou.
“Agora, estou muito assustada, pois estava na praça com as crianças, pela manhã. Imagina o que podia ter acontecido”, acrescentou Árina.
Mesas e bancos da praça foram arrancados com a força da correnteza de esgoto (Foto: Bernardo Tabak/G1)Restaurante ficou destruído
A comerciante Selma de Oliveira, de 56 anos, dona de uma pensão perto da estação de tratamento de esgoto, viu seu estabelecimento destruído. “Eu estava chegando do supermercado e a rua estava interditada pelos bombeiros. Não sei dizer o que senti quando vi o restaurante arrasado”, disse ela, que contou ter feito uma reforma de R$ 30 mil há poucos meses para modernizar o restaurante. “A ficha ainda não caiu. Mas vou entrar com uma ação na Justiça para reaver os prejuízos”, afirmou.

Dentro da pensão de Selma, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas. “Um senhor, que almoçava com o filho, bebeu muita água de esgoto e foi levado para o hospital”, disse ela.
Mesas e bancos da praça foram arrancados com a força da correnteza de esgoto (Foto: Bernardo Tabak/G1)
Os amigos Roberto Rony, de 40 anos, e Sílvio Rola, de 50, ambos metalúrgicos, estavam sentados com mais três colegas em uma mesa do lado de fora do bar de Selma.
Estação de Tratamento de esgoto se rompeu neste domingo (17) em Niterói (Foto: Plotino Dutra/Arquivo pessoal )Rompimento de Estação de Tratamento de Esgoto
atingiu pessoas, veículos, estabelecimentos neste
domingo (17) (Foto: Plotino Dutra/Arquivo pessoal )
“Quando olhei, o muro já estava caindo e vi aquela onda enorme, que arrastou carros por vários metros. Um deles veio boiando a mais de um metro de altura, e bateu no parede do bar, em cima da mesa onde estávamos”, relatou Sílvio. “A gente saiu correndo para tentar escapar. Outro amigo nosso, que estava no banheiro, foi pego de surpresa. Ele foi para o hospital com suspeita de fratura no fêmur”, disse Rony.

Dez feridos
De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, dez feridos deram entrada no Hospital Azevedo Lima, em Niterói, sendo que oito já receberam alta na tarde deste domingo. Duas pessoas permanecem internadas na unidade, uma delas em observação. O quadro de saúde de ambas é estável.
A Concessionária Águas de Niterói informou, em nota oficial, que ressarcirá os prejuízos e indenizará as pessoas afetadas pelo acidente, que ainda tem causas “desconhecidas pela empresa”. A concessionária afirmou ainda que “já ofereceu às famílias das duas pessoas que ainda estão no Hospital Estadual Azevedo Lima a transferência para um hospital particular especializado”.

De acordo com a concessionária, parte da estação foi isolada, e a parte remanescente continua em plena operação, tratando o esgoto do Centro e de parte da Zona Norte da cidade. A Águas de Niterói informou ainda que o tratamento não foi afetado e que “a limpeza do local estará concluída nesta madrugada”.
Forte corrente de detritos invadiu estabelecimentos, arrastou veículos e feriu pessoas (Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo)Forte corrente de detritos invadiu estabelecimentos, arrastou veículos e feriu pessoas (Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo)


OS PEIXES QUE LHE ESPERAM :

Do Agreste para o mundo !

Está chegando ao fim mais uma temporada do maior espetáculo da Paixão de Cristo do mundo !




Agricultores de Brejo da Madre de Deus participam da Paixão de Cristo






 
No Agreste de Pernambuco, agricultores participam do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Na Zona Rural de Brejo da Madre de Deus, cidade onde é realizada a encenação, há cerca de 300 agricultores que participam da peça teatral.
Dona Severina, pro exemplo, troca as roupas do dia a dia por um traje de época. Ela deixa a lida na roça um pouco de lado para exercer o segundo ofício, o de atriz. Ela trabalha como figurante na Paixão de Cristo.
O ABTV 1ª edição desta quinta-feira exibou matéria completa. Reveja vídeo nesta página.





Sport e Náutico prometem duelo eletrizante

POSTADO ÀS 12:19 EM 23 DE ABRIL DE 2011
Após 522 jogos e mais de 100 anos de rivalidade, Sport e Náutico se encontram amanhã, na Ilha do Retiro, às 16h, para o primeiro duelo das semifinais do Pernambucano Coca-Cola. Em jogo, a disputa pelo hexacampeonato estadual. De um lado, o Leão querendo repetir o feito do rival. Do outro, o Timbu lutando para manter o luxo de ser o único clube do Estado a ser campeão por seis vezes consecutivas. Ingredientes mais do que especiais para tornar esse confronto eletrizante. No próximo domingo, dia 1 de maio, teremos o jogo de volta, nos Aflitos. E, até lá, haja emoção.

Os técnicos dos dois times fizeram o que a imprensa e torcida já esperavam: mistério. Hélio dos Anjos fechou todos os treinamentos do Sport. Roberto Fernandes, do Náutico, fez o mesmo. E nada de pistas sobre as escalações das suas equipes. O treinador rubro-negro chegou a afirmar que seu time é o azarão, jogando todas a responsabilidade da vitória para os rivais. Já o comandante alvirrubro pregou respeito ao adversário, mesmo sua equipe terminando 10 pontos à frente do Leão.
Leia também:
» Raio-X do Náutico
» Raio-X do Sport
» Raio-X do Santa Cruz
» Raio-X do Porto

Pelo lado do Sport, o treinador terá praticamente todos os seus principais atletas. O único ausente é Germano, que vai cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Hélio dos Anjos já havia declarado que tem sua equipe desenhada na cabeça. No entanto, ele deve esperar um pouco mais para saber como seu adversário vai atuar para poder, assim, confirmar o Leão. 

No Náutico, força máxima. O técnico Roberto Fernandes só não vai contar com o volante Élton, reserva na maiorias das partidas. O treinador faz mistério quanto ao esquema tático. Pode jogar com três zagueiros ou três atacantes. Ou até três volantes, que é mais provável, já que vai atuar fora de casa.
Ficha do jogo
NáuticoGlédson; Rodrigo Heffner, Walter, Everton Luiz e Aírton; Everton, Derley, Eduardo Ramos e Willian (Jorge Fellipe); Ricardo Xavier e Bruno Meneghel.Técnico: Roberto Fernandes.
 
SportMagrão; Renato, Montoya (Igor), Alex Bruno e Dutra; Hamilton, Daniel Paulista, Wellington Saci e Marcelinho Paraíba; Carlinhos Bala e Bruno Mineiro.Técnico: Hélio dos Anjos.

Local: Ilha do Retiro. Horário: 16h. Árbitro: Cláudio Mercante. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Alcides Lira. Ingressos: arquibancada R$ 40, sócio e estudante 20, cadeira/sócio R$ 50, assento especial/sócio R$ 40, cadeira/não sócio R$ 70, assento especial/não sócio: R$ 50.



Porto e Santa Cruz lutam na Capital do Agreste
Duas equipes que começaram a temporada sem tantas badalações. No entanto, tanto o Porto quanto o Santa Cruz descreveram uma campanha bastante regular e mereceram ficar no G4 do Pernambucano Coca-Cola. Agora, o Gavião e a Cobra coral estarão frente a frente, neste domingo, às 16h, no estádio Lacerdão, para o primeiro duelo da semifinal do campeonato. O duelo é menos badalado do que o Clássico dos Clássicos, no entanto, as duas equipes prometem um jogo duríssimo e bem disputado. Basta lembrar os confrontos da primeira fase. O Porto venceu por 3x1 o jogo que aconteceu em Caruaru, palco da partidad deste domingo, e o Santa deu o troco, batendo o rival, por 2x0. E ainda há o duelo particular dos artilheiros deste Estadual. Paulista, do Gavião, com 13 gols, e Gilberto, do Santa, que tem 11.

O Santa Cruz entrará em campo com um desfalque. O meia Natan sentinua uma contratura na coxa direita e foi poupado. Mário Lúcio deve ser o escolhido para substituí-lo. No entanto, nas entrevistas que concedeu à imprensa durante a semana, o técnico Zé Teodoro não descartou a hipótese de fazer uma marcação especial nos destaques do Porto, o já citado Paulista, e o meia Thiago Laranjeira. Nesse caso, aumenta a possibilidade de Everton Sena ser escalado.
Leia também:
“A ideia é dar sequência (nos titulares). Lógico que, dentro do que estamos observando o Porto, e por ser fora de casa, podemos usar uma estratégia de anular alguns pontos fortes. Eles têm um time jovem e rápido, que atua bem em conjunto”,  disse Teodoro. O treinador quer  um time com pegada forte, mostrando atitude. Vamos tentar surpreender, como conseguimos durante toda a competição. Um time como o Santa Cruz precisa se impor. Temos de ir lá para fazer gols", completou. 

O Porto, por sua vez, luta pelo seu primeiro título de real expressão – tem no currículo apenas as conquistas da Copa Pernambuco de 1999 e da Segundona do Pernambucano de 2003. Por duas vezes, em 1997 e em 1998, o Gavião foi vice-campeão estadual, mas sem ganhar fase ou turno para ir à final. O técnico Laélson Lima aposta em um esquema ofensivo, com dois meias de articulação rápidos e habilidosos, Thiago Laranjeira e Douglas. O ataque terá Paulista e Kiros. Os atletas do Gavião têm consciência que podem vencer, mas, para isso, terão que correr muito para conseguir o objetivo. “Em uma partida decisiva, contra um adversário forte, não podemos errar. O time não pode se mandar para o ataque e deixar a defesa no mano a mano, ainda mais porque o sistema ofensivo do Santa Cruz é muito veloz”, disse o zagueiro Marivaldo, de 35 anos, um dos atletas mais experientes do Porto. Ele atuará no miolo de zaga ao lado de Sandro Miguel, de 31.

Ficha do jogo
Porto
Mondragon; Baiano, Marivaldo, Sandro Miguel e Altemar; Vágner Rosa, Naldinho, Douglas (Hélder) e Thiago Laranjeira; Kiros e Paulista. Técnico: Laélson Lima.
Santa Cruz
Tiago Cardoso; Goiano, L. Souza, Thiago Matias e Renatinho; Jeovânio, Memo, Weslley e Mário Lúcio (E. Sena); Landu e Gilberto. Técnico: Zé Teodoro.

Local: Luiz Lacerda, em Caruaru. 
Árbitro: Émerson Sobral. 
Assistentes: Elan Vieira e Albert Júnior.
Ingressos: R$ 30 (arq.) e R$ 15 (estudante).
 


Empresa local quer disputar com gigantes

A soma entre o sonho de ter o próprio negócio e a vontade de produzir cosméticos de qualidade voltados para o mercado nordestino a preços mais acessíveis levou o engenheiro químico pernambucano Demetrius Valença a lançar sua própria marca no mercado de vendas diretas. Com um investimento de R$ 200 mil, a Perrelli Cosméticos começou a operar em fevereiro deste ano e pretende fechar o mês de abril com 4 mil produtos comercializados. Dentre os mais vendidos, estão os cosméticos que trabalham com a linha natural e as frutas regionais, como graviola, carambola, açaí, cajá e mangaba. Com a entrega em até 24 horas depois do pedido, a Perrelli promete fazer frente às maiores concorrentes no setor, como a Natura e a Avon.
Valença explica que o negócio é fruto da expertise que adquiriu com a passagem pela Ambev, Vitarella e Natura, onde trabalhou por quase quatro anos e foi gerente de logística regional.
“A marca foi lançada este ano, mas passei todo o segundo semestre de 2010 pesquisando e testando produtos para conseguir suprir a carência das empresas nesse mercado do Nordeste”, conta o empresário, que já conta com 60 consultoras cadastradas e três representantes de vendas.
O foco da Perrelli é a nova classe média, que vem consumindo cada vez mais produtos de higiene e beleza, sobretudo através da venda direta, o chamado porta a porta. “Os preços são bem abaixo dos praticados pelo resto do mercado. Para se ter ideia, o perfume mais caro custa R$ 59,90, enquanto nas marcas mais famosas esse valor passa dos R$ 100”, compara ele, que defende ser possível produzir com qualidade e trabalhar com preços que caibam no bolso da maior parte da população.
Dos R$ 200 mil que investiu, Valença usou sobretudo para comprar equipamentos, mobiliários, insumos, desenvolver sua marca e o site da empresa (www.perrellicosmeticos.com.br). “Por enquanto, ainda não tenho noção do faturamento anual, mas o ideal é que fechemos perto dos R$ 600 mil”, calcula.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O HOMEM QUE ESCUTA DEUS



Uma "voz divina" fez com que Vitor Escossia dos Santos, de 27 anos, parasse atrás das grades. Ele foi preso nesta terça-feira à noite, depois de perseguir uma adolescente de 13 anos por dois dias seguidos, em Nilópolis. Vitor foi indiciado por perturbação do sossego alheio e só foi preso porque estava foragido, por furto. O crime foi cometido em 2006.

A inusitada história do homem que diz ouvir a voz de Deus começou no domingo, quando a garota cruzou por ele enquanto estava a caminho de uma igreja evangélica.
Transmissão de pensamento

A adolescente, que pertence ao grupo de coreografia da igreja, passou em silêncio pela rua, mas Vitor disse ter ouvido a sua voz, transmitida por pensamento.

— Ela disse: "se arruma que eu vou para a igreja com você". Ela falou isso... Em pensamento! — contou Vitor, com as sobrancelhas esticadas, em entrevista na 57ª DP (Nilópolis), onde foi preso.

Depois, disse ter ouvido a voz de Deus, ordenando que ele casasse com a menor. Vitor tomou banho e trocou de roupa, como quem se arruma para conhecer a mulher da sua vida. 
Vitor: "Deus falou e eu vou cumprir!"

— Não é criação da minha cabeça. Ele fala comigo diretamente. Muitos não vão acreditar. A única que acredita é ela.

Diz que costuma se comunicar com a "voz divina" quando está sozinho e altera a voz para demonstrar confiança de que vai se casar com a adolescente.

— Deus falou: "É essa, filho". Deus falou que uma garota de 13 anos ia ser a minha futura esposa. E eu vou cumprir a palavra dele, pô!



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Mascote do Sport solta a franga em boate gay



      Bacalhau Caboclo da Taquara
 

Por Claudio André

Claudio criou o prato "bacalhau Caboclo da Serra" em homenagem a Taquaritinga !
 
      Ingredientes:
      1 kg de bacalhau desfiado e desalgado
      1 jerimum caboclo grande ( 2,5 a 3 kg )
      1 colher ( sopa ) azeite de dendê
      250 ml de azeite extra virgem
      3 colheres de suco de laranja
      50 g de coentro ou salsa picados
      100 g de cebola cortada em cubos pequenos
      6 dentes de alho laminados
      2 pimenta de cheiro picadinhas
      200 ml de creme de leite sem soro
      Sal a gosto
      Pimentões coloridos ( verde, vermelho, amarelo ) em cubos.
 
 
 
      Modo de preparar:
      1. Desalgue o bacalhau.
      2. Corte o jerimum no topo para formar uma panela.
      3. Com uma colher retire as sementes, em seguida raspe
          a polpa do jerimum até que fique mais ou menos com 2 cm
          de espessura ( o jerimum ).
      4. Cozinhe toda a poupa que foi retirada e passe na peneira.
      5. Aqueça o forno em 180ºC , embrulhe o jerimum com papel
          alumínio e leve ao forno por 20 minutos.
      6. Em uma panela grande aqueça o azeite de dendê e o
          extra virgem.
      7. Acrecente o alho,deixe doura, depois a cebola e os pimentões;
          Refogue por 5 minutos, em fogo baixo.  
      8. Acrescente o bacalhau e a pimenta de cheiro,
          adicione o creme de leite e misture.
      9. Passe toda a preparação da panela para o jerimum e leve
          ao forno por mais 10 minutos.
    10. Retire do forno. Decore com salsa ou coentro picado e fios de
         azeite. Sirva com arroz e salada de sua preferença.
 
 
 

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...